quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O morro dos ventos uivantes .


O MORRO DOS VENTOS UIVANTES

Emily Brontë


Uma das mais sombrias histórias jamais escrita, O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë é um relato de amor que transcende os amantes, que os exalta e aniquila. Essa paixão e as circunstâncias que a cercaram foram expressas por uma jovem e tímida provinciana, Emily Brontë, que viveu numa região quase inóspita da Inglaterra na primeira metade de século XIX. O livro foi escrito as vésperas da sua precoce morte, sem saber (talvez) que legava à literatura universal um dos mais belos romances de todos os tempos. Emily Brontë, nasceu a 10 de julho de 1818 e foi a quarta filha de Patrick Brontë, pároco da igreja metodista de Haworth, e Maria Branwell, falecida em 1821, aos 39 anos.


Wuthering Heights (Ventos Uivantes), é centrado em Yorkshire, norte da Inglaterra, em fins do século XVIII região agreste, desolada e selvagem e varrida pelos ventos, é a mesma que nas primeiras décadas do século serviu de lar quase constante à autora do romance. "Os fortes ventos atlânticos que, de modo turbulento, impelem as nuvens, nevoeiro deste céu escuro e chuvoso". Esse ambiente agreste não impediu que Emily encontrasse nessa solidão muitos prazeres, dos quais o maior era o sentimento da liberdade. Não somente Emily, mas as suas duas irmãs: Anne e Charlotte tiveram contato com o nome da família impressos em livros desde cedo, pois seu pai quando jovem havia publicado vários livros de poesia. 


 Minha Opniao : Bom o livro expressa amor entre jovens e coisa e tal, mesmo sendo o livro do Casal mais famoso dos livros, "Bella  e Edward Cullen"  o livro nao me chamou muita atençao.
Nao que eu nao tenha gostado mesmo assim, bom como nunca cheguei no final do livro nao posso julga-lo, mesmo assim só se o final valer a pena porque ate agora nao o idrolato !